
(Manaus)
Anteontem, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), publicou no seu site oficial, uma convocação para ocupar as ruas no dia 7 de setembro em todo o Brasil. Link abaixo.
Segundo Sérgio Nobre, presidente nacional da entidade, os manifestantes protestarão contra os desvarios de Jair Bolsonaro e por direitos.

Nobre acusa Bolsonaro de atitudes golpistas e de ataques às instituições e à democracia. Ele garante, no entanto, que a militância atuará de forma pacífica.
Só que, em Manaus, a reunião dar-se-á, perigosamente, na Praça da Saudade, a poucos metros da Praça do Congresso, onde se encontrará uma congregação bolsonarista. Pior: os dois protestos acontecerão no mesmo horário.

A julgar pelos fatos, há risco real de confronto entre os dois grupos, pois o antagonismo ideológico de ambos pode resultar em provocações. Também vale ressaltar que os chamados black blocs consumam marcar presença neste tipo de evento.
Sendo assim, a quem pretende manifestar-se com tranquilidade, levar família, namorada, crianças e desfraldar bandeiras auriverdes de forma pacata pelas vias de Manaus, aconselha-se que se dirija ao ato da Ponta Negra, onde não haverá possibilidade de embates. Quem gosta de uma boa briga, de levar borrachada da PM e inalar gás lacrimogênio, dê preferência ao centro.
André Paschoal é médico e escritor.
