SOBRE O AUTOR

André Paschoal nasceu em Columbus, Ohio, Estados Unidos da América em 1973. Filho de brasileiros, voltou para o Brasil em 1976, radicando-se em Piracicaba/SP.
Estudou no tradicional Colégio Salesiano “Dom Bosco” durante quase todo o ensino fundamental e todo o médio, tendo recebido ampla formação religiosa católica.
Em 1982, mudou-se com a família para a Inglaterra, depois para a França e, finalmente, para a Alemanha. No ano seguinte, regressou para o Brasil.
Em 1993 ingressou na Escola Paulista de Medicina e, por isso, mudou-se para São Paulo.
Formou-se na Escola Paulista de Medicina (Universidade Federal de São Paulo) no ano 2000. Especializou-se em pediatria clínica pela Universidade de São Paulo/Instituto da Criança. Especializou-se também em ultrassonografia, sendo membro titular do Colégio Brasileiro de Radiologia desde 2019.
É oficial da reserva do Exército Brasileiro, no posto de primeiro-tenente, tendo servido dois anos na fronteira com a Colômbia, na cidade de Tabatinga/AM e no Pelotão Especial de Fronteira em Vila Bitencourt/AM. Posteriormente foi transferido para o Hospital Geral de Manaus, atual Hospital Militar de Área, onde atuou como oficial-médico até 2009.
Foi agraciado com a Medalha do Serviço Amazônico, passador de bronze, pelos relevantes serviços prestados na região.
Em 2013, auge do governo socialista de Dilma Rousseff, criou a página Rua Direita, no Facebook, tendo obtido sucesso praticamente imediato. Um ano depois, criou a página homônima no Instagram, com equivalente êxito. Em 2018 criou o canal Rua Direita no YouTube, onde exibe vídeos explicativos sobre política, religião, arte, economia e outros assuntos, versando sobre eles com desenvoltura e notável didática.
Nesse mesmo ano, filiou-se ao Partido Social Liberal (PSL), assumindo cargo no diretório estadual da agremiação. Trabalhou pela eleição do então candidato a presidente Jair Bolsonaro e por outros candidatos a cargos na Assembleia Legislativa do Amazonas e Câmara dos Deputados. Desfiliou-se no ano seguinte, visando ajudar na fundação de um novo partido de direita: a Aliança pelo Brasil, projeto que não concluiu.
Em 2020, em meio ao caos da pandemia de Covid-19, dada a sua experiência com Unidade de Terapia Intensiva (embora na área pediátrica), foi convidado a trabalhar com adultos, devido à carência de profissionais habilitados para atuar na linha de frente de combate à doença.
Desde então, vem lutando no meio intelectual para estimular a vacinação em massa dos brasileiros, apontando-a como única maneira de diminuir o número de óbitos, em detrimento de tratamentos alternativos sem eficácia comprovada. Por isso, tem sido bastante perseguido pela própria direita que ele mesmo ajudou a reconstruir no Brasil.
Atua, também, como compositor de canções populares, tendo trabalhado com o virtuoso violonista Alessandro Penezzi. Teve canções gravadas pela finada Beth Carvalho, Amelia Rabelo e outros. Promete um disco para muito em breve.
Como poeta, escreveu trovas, sonetos, redondilhas e versos livres, publicando-os apenas em seus perfis pessoais do Facebook. Escreve também neste blog, onde versa sobre política, economia e ciências sociais. Também é autor de estórias infantis e fábulas.
Leitor voraz e de mente inquieta, comporta-se como um dos últimos polímatas brasileiros. Visitou diversos países da América e Europa e quase todos os estados da Federação, sempre em busca de contato com novas culturas e conhecimentos.
Vive atualmente em Manaus, Amazonas. Considera-se amazonense de coração. É noivo da médica venezuelana Meiberth Nazaret Palacios Soto, com quem pretende casar-se no próximo ano. Ela é autora da frase “Rua Direita: inconsciente coletivo do povo brasileiro”.

Deixe um comentário